terça-feira, 13 de agosto de 2013

Trabalhando com a leitura e a escrita

               Aninha na escola

             Um dia, na escola, a professora perguntou à Aninha:
            _ Aninha, quem foi que descobriu o Brasil?
            _ Ah! Professora, isso é fácil, eu gostaria de saber quem foi que cobriu.
           Aninha não deixava a professora em paz.
            _ Professora, céu da boca tem estrelas?
            _ Professora, barriga da perna tem umbigo?
            _ Professora, pé de alface tem calos?
            Aninha era quem inventava as brincadeiras.
            _Vamos brincar de amarelinha?
            Todo mundo ia.
            _ Vamos brincar de pegador?
            Todos concordavam.
            Todos queriam brincar com Aninha.
Ruth Rocha


INTERPRETAÇÃO ESCRITA 
1-    Numere os parágrafos do texto.
2-    Quantos parágrafos há no texto?
3-    Quais são os parágrafos que mostram a fala de Aninha? 
4-    Em que parágrafo mostra a fala da professora?
      5-    Numa história sempre há trechos que mostram alguém contando os fatos para o leitor. Quem conta história é o narrador.  Copie dois trechos em que aparece o narrador dessa história.
6-    De acordo com as falas de Aninha, o texto mostra que ela era calada, tagarela ou briguenta?
7-    Por que em sua opinião todos queriam brincar com Aninha?
8-    Observe que ao final das falas de Aninha, aparece o ponto de interrogação. Isso indica que ela falava muito, que fazia muitas perguntas ou que ficava espantada com tudo?
9-    O ponto de interrogação indica: uma declaração, uma pergunta ou uma surpresa?
10- O ponto de exclamação indica uma afirmação, uma pergunta ou espanto, surpresa?
11- Copie do texto nomes de uma profissão, de uma pessoa e de um país.
12-  Escreva porque algumas palavras foram escritas com letra maiúscula.

Márcia Alexandra - Educando e aprendendo



Nenhum comentário:

Postar um comentário