Aninha na escola
Um dia, na escola, a professora perguntou à Aninha:
_ Aninha, quem foi que descobriu o Brasil?
_ Ah! Professora, isso é fácil, eu gostaria de saber quem foi que cobriu.
Aninha não deixava a professora em paz.
_ Professora, céu da boca tem estrelas?
_ Professora, barriga da perna tem umbigo?
_ Professora, pé de alface tem calos?
Aninha era quem inventava as brincadeiras.
_Vamos brincar de amarelinha?
Todo mundo ia.
_ Vamos brincar de pegador?
Todos concordavam.
Todos queriam brincar com Aninha.
Ruth Rocha
INTERPRETAÇÃO ESCRITA
1- Numere os parágrafos do texto.
2- Quantos parágrafos há no texto?
3- Quais são os parágrafos que mostram a fala de Aninha?
4- Em que parágrafo mostra a fala da professora?
5- Numa história sempre há trechos que mostram alguém contando os fatos para o leitor. Quem conta história é o narrador. Copie dois trechos em que aparece o narrador dessa história.
6- De acordo com as falas de Aninha, o texto mostra que ela era calada, tagarela ou briguenta?
7- Por que em sua opinião todos queriam brincar com Aninha?
8- Observe
que ao final das falas de Aninha, aparece o ponto de interrogação.
Isso indica que ela falava muito, que fazia muitas perguntas ou que
ficava espantada com tudo?
9- O ponto de interrogação indica: uma declaração, uma pergunta ou uma surpresa?
10- O ponto de exclamação indica uma afirmação, uma pergunta ou espanto, surpresa?
11- Copie do texto nomes de uma profissão, de uma pessoa e de um país.
12- Escreva porque algumas palavras foram escritas com letra maiúscula.
Márcia Alexandra - Educando e aprendendo

Nenhum comentário:
Postar um comentário