O que é? Uma atividade de investigação sobre a lógica da organização dos jornais e a produção de uma primeira página, tendo como foco a sociedade e o respeito a princípios éticos. Materiais: Diferentes jornais de grande circulação (exemplares completos referentes a uma semana), papel pardo, bloco de anotações (folhas de sulfite divididas em quatro partes e grampeadas). Objetivo: Familiarização com esse veículo de comunicação, percebendo como se organiza o jornal, a função da primeira página, os recursos utilizados para chamar a atenção dos leitores, a intenção das manchetes, fotos e chamadas de capa.
Desenvolvimento: 1º- Manuseando diferentes jornais
*Traga para a oficina jornais diários, de grande circulação, publicados durante uma semana. *Converse com os alunos sobre a função do jornal, sobre os assuntos que nele aparecem. *Pergunte se sabem como se organizam os jornais impressos. Desafie-os a desvendar sua organização (que blocos de assuntos tratam? Ex: esporte, turismo, policial, política, quadrinhos etc.); o que aparece diariamente ou só uma vez por semana (seções, cadernos).
1) Retire do texto:
O nome do jornal_____________________________________
A data da edição____________________________________
2) Cite mais quatro notícias que poderemos ler nessa edição:
3) Abaixo de cada foto foi escrito um pequeno texto ou uma frase. Como é chamado esse texto? Qual o seu objetivo?
4) Transcreva 4 verbos das notícias dessa primeira página. Em que tempo verbal eles estão? Por quê?
5) Como poderemos terminar de ler as notícias que estão na primeira página do jornal?
6) Na primeira página desse jornal há algum tipo de propaganda? Se há, qual o produto anunciado?
7) Qual a manchete desse jornal? Quais os recursos utilizados para destacá-la? Por que foi usado esses recursos?

Nenhum comentário:
Postar um comentário