quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Consolidando a Alfabetização e ampliando o Letramento


 Uma expedição pelas ruas da cidade até a praça São Francisco de Assis


O que é? Um exercício de apurar o olhar para o território em que vivem, identificando o que existe de equipamentos sociais e culturais disponíveis (ruas,escola,centro comunitário,igreja e praça); como é a circulação das pessoas e a oferta de acessibilidade, garantindo o direito de locomoção para as pessoas com deficiência.

Para quem? Adolescentes(alunos do PROETI).

Materiais Folhas de papel jornal, pinceis atômicos, blocos de anotações individuais (pedaços de folhas de sulfite divididas em quatro partes e grampeadas) e, se possível, máquinas fotográfica que possuem o recurso de fotografar.                                                                                                                         Onde  fazer? Na sala ou pátio da organização/escola e nas ruas da comunidade.

Em quanto tempo?
Três encontros de aproximadamente 90 minutos cada.

Para quê?
Conhecimento mais apurado sobre o que a comunidade oferece para a população no território: potencialidades e fragilidades.

Expectativas de aprendizagens:
Desenvolver a sensibilidade, a observação e a atenção; desenvolver a cooperação e a habilidade de registrar por vários meios: fotos, cartazes, arquivos digitais.
 


 Como desenvolver

O encontro: O que conhecemos do lugar em que vivemos?
Sentados em círculo, peça aos adolescentes participantes da oficina que falem sobre sua vida na comunidade: há quanto tempo moram aí? Que escolas frequentaram? Onde fica o posto de saúde?as praças? Como descreveriam as pessoas que vivem nessa comunidade? Há alguns “personagens” típicos? De que lugares gostam mais? E dos quais gostam menos? Por quê?

 Observe o que trazem de informação, qual a rotina deles no decorrer da semana e ao final da mesma, quais os espaços do bairro mais usados por eles, os que não são usados e por quê.

A seguir, divididos em grupos, peça que nomeiem todos os lugares públicos que conhecem, na região, organizando-os num cartaz, conforme a natureza do serviço prestado (posto de saúde, escola,praça, igreja, etc.)


Após o levantamento, abra a roda para que socializem as informações e complementem os seus cartazes. Identifique os lugares que todos conhecem e aqueles sobre os quais menos fizeram referência.

Peça que comentem o panorama esboçado nos cartazes sobre o que o território oferece: o que conseguiram identificar que ele tem, o que não tem e o que precisava ter, na opinião deles.

Proponha, então, uma saída pelo bairro. Será um olhar de investigador que irá conferir as informações registradas, dar mais precisão àquelas sobre fatos não tão conhecidos e descobrir outras coisas para as quais não costumamos olhar. Assim, deverão prestar atenção também às pessoas que andam pelas ruas, como andam, como se comportam, o que fazem na rua àquela hora do dia.

Também deverão observar se há monumentos pelas ruas e praças, pinturas de painéis, grafites nos muros, pichações. Outra importante observação é verificar o que o bairro oferece de acessibilidade para deficientes: há guias rebaixadas?

2º encontro: Circulação pela cidade
 objetivar os alunos fazer relatórios orais e escritos do que foi observado durante todo o percurso realizado. 


3ºencontro:                                                                                                                  Cada grupo discute, primeiramente entre si, o que considera importante levar ao coletivo, dentre as fotos e as informações registradas nos blocos de anotações, dando uma ordem ao material e à apresentação a ser feita.
Socializam, então, na roda. Inicialmente falam sobre suas impressões e sentimentos em relação à saída, à circulação pelas ruas da cidade, sobre suas visões a respeito do que viram e, depois, socializam as fotos e as informações, agrupando-as, a partir do que elas expressam no que definiriam como:                                                                                                            - as riquezas do território (coisas de que gostam, acham bonitas, sentem orgulho, os deixam
felizes);                                                                                                            - os problemas do território (situações com as quais estão insatisfeitos na comunidade. Nesse caso, cabe a indagação: é possível mudá-las? Provoque-os a pensar o que poderiam fazer para transformar as situações apontadas);                                                                                                    - os sonhos de transformação.

Hora de avaliar
A atividade : o que aprenderam?  (apareceram fatos novos em relação ao seu conhecimento da comunidade? O que não sabiam e ficaram sabendo?) Foi interessante? Por quê?


 Os combinados: foram cumpridos ou descumpridos?











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