PROJETO: SAÚDE BUCAL - SORRINDO MELHOR
JUSTIFICATIVA
A
importância da Educação como processo de transformação social, e sua relação
com a área de saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se
integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. O fato de a
higiene bucal estar diretamente ligado à saúde geral e qualidade de vida contribui na proteção do organismo contra a instalação de doenças. Dentro desse
universo, a saúde bucal deve ter um espaço reservado, devido à alta incidência
de problemas encontrados em
âmbitos escolares. Os produtos de higiene bucal geralmente são
dispendiosos, dificultando o consumo cotidiano. A turma do PROETI, frequentadora da Escola Estadual Venceslau Brás é composta por várias famílias
com baixo poder aquisitivo, portanto, basta um diagnóstico superficial para se
perceber que o cuidado com a higiene bucal não está entre as necessidades
básicas primárias. Assim sendo, pretendemos desenvolver o presente projeto com
a finalidade de suprir, ainda que parcialmente, tais necessidades.
A partir de kits entregues aos alunos, por intermédio
da supervisora e direção da Escola, sentimo-nos estimulados a desenvolver tais
ações inicialmente nesta turma, podendo posteriormente estender para as demais
turmas dos 6º Anos do Ensino Fundamental.
OBJETIVO GERAL
* Promover ações de
prevenção às doenças bucais nos educandos, através de parceria inter institucional
entre a Escola Estadual Venceslau Brás e PSF - Programa de Saúde Familiar de
Jaiba.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Incentivar
métodos educativos e preventivos (escovação dentária, uso do fio dental,
aplicação tópica de flúor, bons hábitos alimentares e de higiene) que favoreçam
cuidados básicos com a higiene bucal;
*
Estimular os alunos a praticarem bons hábitos de higiene bucal individual e
socialmente;
* Demonstrar a importância da
higiene no desenvolvimento físico e mental;
* Disponibilizar material educativo, através das parcerias envolvidas no
projeto;
* Desenvolver atividades praticas
inerentes à saúde e à higiene bucal.
METODOLOGIA O ponto de
culminância do projeto será a palestra da doutora dentista Carmem Campos
Borges, onde serão abordados os seguintes temas: -
Abordagens na palestra e nas atividades em sala de aula + práticas de
escovações. - Importância da saúde bucal: relação saúde bucal e geral, por que ter
dentes bons, transmitir conhecimentos sobre a importância da manutenção e higienização
dos dentes para estética, fonação mastigação; - O que acontece quando não cuidamos da saúde bucal: o que é placa
bacteriana, como se forma e consequências da não remoção cárie e doenças da
gengiva; - O que é cárie e como prevenir: importância da escovação, técnicas de
escovação; -
Fio dental => o porquê da utilização: número de lado dos dentes, como usar,
tipo de movimentos, quando usar; -
Flúor => finalidade, salientar a importância do flúor na água de beber, na
pasta de dente; - Hábitos
alimentares => relação açúcar/ cárie, frequência de ingestão é mais
importante do que a quantidade ingerida, restringir alimentos açucarados às
sobremesas, alimentos fibrosos X alimentos pegajosos;
Os trabalhos serão
realizados em duplas ou grupos, onde os alunos também poderão produzir poemas,
frases, repentes, danças de rua, etc.
As atividades serão
desenvolvidas em etapas distintas dentro e fora da sala de aula. Na primeira
aula, a professora em suas respectivas turmas farão a apresentação oral dos
conteúdos, abordando a importância da conservação da dentição para a saúde
geral do indivíduo e também aspectos de higiene e aparência individual, perante
a vida em sociedade.
CONTEÚDOS
Poemas
ilustrados, Caça palavras, Desafios, Trabalhos com jornais e revistas, Cruzadinhas,
Música, História em quadrinhos, Produção de texto, Linguagem oral.
RECURSOS
-
Utilização de todo o material didático disponível (livros, cartazes, revistas,
quebra- cabeça, jogos educativos, aparelho de som rótulos e materiais para colagens); - Diálogos e debates;
- Atividades em grupo e individual;
- Recreação,
dramatização, ilustração; - Produção de textos;
Leitura oral; Leitura
individual e coletiva; Caça- palavras e cruzadas; Soletração de palavras; Recortes e colagens.
AVALIAÇÃO:
- A avaliação
será feita de forma contínua, diagnosticando a aprendizagem do aluno, e com a
finalidade de orientação com isso poder replanejar e desenvolver recursos para
superar as possíveis dificuldades dos alunos. -
Avaliando a participação oral e escrita nas atividades, na organização, no
relacionamento, no interesse, na socialização e nos desempenho dos mesmos.
- A avaliação dos resultados alcançados será feita de forma conjunta
entre os responsáveis pelo projeto através de relatório.
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