quarta-feira, 31 de julho de 2013

PROJETO: SAÚDE BUCAL



         

     PROJETO: SAÚDE BUCAL - SORRINDO MELHOR



                                 JUSTIFICATIVA                    

A importância da Educação como processo de transformação social, e sua relação com a área de saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. O fato de a higiene bucal estar diretamente ligado à saúde geral e qualidade de vida contribui na proteção do organismo contra a instalação de doenças. Dentro desse universo, a saúde bucal deve ter um espaço reservado, devido à alta incidência de problemas encontrados em  âmbitos escolares. Os produtos de higiene bucal geralmente são dispendiosos, dificultando o consumo cotidiano. A turma do PROETI, frequentadora da Escola Estadual Venceslau Brás é composta por várias famílias com baixo poder aquisitivo, portanto, basta um diagnóstico superficial para se perceber que o cuidado com a higiene bucal não está entre as necessidades básicas primárias. Assim sendo, pretendemos desenvolver o presente projeto com a finalidade de suprir, ainda que parcialmente, tais necessidades. 

A partir de kits entregues aos alunos, por intermédio da supervisora e direção da Escola, sentimo-nos estimulados a desenvolver tais ações inicialmente nesta turma, podendo posteriormente estender para as demais turmas dos 6º Anos do Ensino Fundamental.  



                    
    OBJETIVO GERAL

 * Promover ações de prevenção às doenças bucais nos educandos, através de parceria inter institucional entre a Escola Estadual Venceslau Brás e PSF - Programa de Saúde Familiar de Jaiba.

                   
    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Incentivar métodos educativos e preventivos (escovação dentária, uso do fio dental, aplicação tópica de flúor, bons hábitos alimentares e de higiene) que favoreçam cuidados básicos com a higiene bucal;                                                                                                                                                                                           
 * Estimular os alunos a praticarem bons hábitos de higiene bucal individual e socialmente;                     
 * Demonstrar a importância da higiene no desenvolvimento físico e mental;                                                         
 * Disponibilizar material educativo, através das parcerias envolvidas no projeto;                                        
* Desenvolver atividades praticas inerentes à saúde e à higiene bucal.

                 
 METODOLOGIA                                                                                                                                                                                                   O ponto de culminância do projeto será a palestra da doutora dentista Carmem Campos Borges, onde serão abordados os seguintes temas:                                                                                                                                                                                                                                           - Abordagens na palestra e nas atividades em sala de aula + práticas de escovações.                                                                                                                                                                                              - Importância da saúde bucal: relação saúde bucal e geral, por que ter dentes bons, transmitir conhecimentos sobre a importância da manutenção e higienização dos dentes para estética, fonação   mastigação;                                                                                                                                                                  - O que acontece quando não cuidamos da saúde bucal: o que é placa bacteriana, como se forma e consequências da não remoção cárie e doenças da gengiva;                                                                                                                                                                                                - O que é cárie e como prevenir: importância da escovação, técnicas de escovação;                                                                                                                                               - Fio dental => o porquê da utilização: número de lado dos dentes, como usar, tipo de movimentos, quando usar;                                                                                                                  - Flúor => finalidade, salientar a importância do flúor na água de beber, na pasta de dente;                                                                                                                                                                                      - Hábitos alimentares => relação açúcar/ cárie, frequência de ingestão é mais importante do que a quantidade ingerida, restringir alimentos açucarados às sobremesas, alimentos fibrosos X alimentos pegajosos;

Os trabalhos serão realizados em duplas ou grupos, onde os alunos também poderão produzir poemas, frases, repentes, danças de rua, etc.
As atividades serão desenvolvidas em etapas distintas dentro e fora da sala de aula. Na primeira aula, a professora em suas respectivas turmas farão a apresentação oral dos conteúdos, abordando a importância da conservação da dentição para a saúde geral do indivíduo e também aspectos de higiene e aparência individual, perante a vida em sociedade.
                                             CONTEÚDOS                                                                                          Poemas ilustrados, Caça palavras, Desafios, Trabalhos com jornais e revistas, Cruzadinhas, Música, História em quadrinhos, Produção de texto, Linguagem oral.



                                             RECURSOS   

                                                                                                                                                                  - Utilização de todo o material didático disponível (livros, cartazes, revistas, quebra- cabeça, jogos educativos, aparelho de som rótulos e materiais para colagens);                                                                                                                                               - Diálogos e debates;                                                                                                                            - Atividades em grupo e individual;                                                                                                                                               - Recreação, dramatização, ilustração;                                                                                                                                                                     - Produção de textos;  Leitura oral; Leitura individual e coletiva; Caça- palavras e cruzadas; Soletração de  palavras;  Recortes e colagens.


                                         AVALIAÇÃO:


-  A avaliação será feita de forma contínua, diagnosticando a aprendizagem do aluno, e com a finalidade de orientação com isso poder replanejar e desenvolver recursos para superar as possíveis dificuldades dos alunos.                                                                                                                                                                                - Avaliando a participação oral e escrita nas atividades, na organização, no relacionamento, no interesse, na socialização e nos desempenho dos mesmos.                                                                                                                                                                 - A avaliação dos resultados alcançados será feita de forma conjunta entre os responsáveis pelo projeto através de relatório.        























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