Atividade de Leitura e Produção de textos através de recortes de frases.
Materiais: Envelopes confeccionados, cola, tesoura, cópia de textos recortados em frases, uma folha chamex (em branco), lápis e borracha, fantoches.
Para quem?
Alunos de 6º ano
Em quanto
tempo?
Três horários: do 1º ao 4º
passo
Dois horários: do 4º ao 5º passo
Onde fazer?
No pátio da Escola e na
sala de aula
Para quê?
Promover o interesse pela leitura, desenvolver
habilidade de interpretação e produção de textos; ressaltar a importância da
ética, dos valores, respeito mútuo e do companheirismo.
Como
desenvolver:
1º passo- Iniciando uma conversa com os alunos,
perguntando-os se eles conhecem alguma fábula, quais as características deste
gênero textual.
Espera-se que todos responderão que neste
texto há presença de animais com personagens e que uma das principais
características desse gênero textual é transmitir uma mensagem ou um
ensinamento para o leitor (moral da história). Após as falas dos alunos
explica-los o objetivo da aula de hoje: que possamos refletir sobre o
comportamento humano: suas falhas, suas qualidades e seus defeitos.
2º passo- Dividir a sala
em equipes e entregá-las um envelope com fábulas recortadas e embaralhadas para
que os alunos possam montar o texto.
3º passo- Apresentação:
leitura dos textos (montados) pelas equipes.
Entregar os textos
(coerentes) para que cada aluno possa acompanhar os colegas, fazendo as devidas
correções através da leitura.
4º passo- Hora de
produzir: pedir para que os alunos (mesmas equipes) criem uma fábula com a
Moral, usando as características de animais.
5º passo- Apresentação dos textos produzidos através de fantoches.
Hora de avaliar:
Formar um
pequeno círculo (na sala): Conversar sobre a importância do trabalho em grupo,
a interação e a participação de cada um no desenvolvimento da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário