quarta-feira, 31 de julho de 2013

OFICINA DE FÁBULAS



 Atividade de Leitura e Produção de textos através de recortes de frases. 

Materiais:                                                                                                                           Envelopes confeccionados, cola, tesoura, cópia de textos recortados em frases, uma folha chamex (em branco), lápis e borracha, fantoches.



Para quem?

Alunos de 6º ano

Em quanto tempo?

Três horários: do 1º ao 4º passo

 Dois horários: do 4º ao 5º passo

Onde fazer?

No pátio da Escola e na sala de aula

Para quê?

 Promover o interesse pela leitura, desenvolver habilidade de interpretação e produção de textos; ressaltar a importância da ética, dos valores, respeito mútuo e do companheirismo.                  

Como desenvolver:

1º passo-  Iniciando uma conversa com os alunos, perguntando-os se eles conhecem alguma fábula, quais as características deste gênero textual.

Espera-se que todos responderão que neste texto há presença de animais com personagens e que uma das principais características desse gênero textual é transmitir uma mensagem ou um ensinamento para o leitor (moral da história). Após as falas dos alunos explica-los o objetivo da aula de hoje: que possamos refletir sobre o comportamento humano: suas falhas, suas qualidades e seus defeitos.

2º passo- Dividir a sala em equipes e entregá-las um envelope com fábulas recortadas e embaralhadas para que os alunos possam montar o texto.

3º passo- Apresentação: leitura dos textos (montados) pelas equipes.

Entregar os textos (coerentes) para que cada aluno possa acompanhar os colegas, fazendo as devidas correções através da leitura.

4º passo- Hora de produzir: pedir para que os alunos (mesmas equipes) criem uma fábula com a Moral, usando as características de animais.

5º passo- Apresentação  dos textos produzidos através de fantoches.





Hora de avaliar:

Formar um pequeno círculo (na sala): Conversar sobre a importância do trabalho em grupo, a interação e a participação de cada um no desenvolvimento da atividade. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário