Viver bem com os outros
O que o aluno poderá aprender com esta aula
*Reconhecer os direitos e os respectivos deveres na
convivência com o outro, através de discussão oral.
*Desenvolver a leitura de um texto que apresente algumas
dicas para se viver bem com os outros.
*Trabalhar a interpretação do texto lido.
*Elaborar um cartaz listando os direitos e respectivos
deveres dos alunos na escola.
Duração das atividades: Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
1. Entregar aos alunos o seguinte texto:
O
campeão
Carmen Lúcia Campos
Danilo adora bola. Só que ele não consegue jogar futebol.
Suas pernas são fracas e seus pés são virados para dentro. Suas mãos longas e
sem muita força gostam de se encontrar na frente do corpo.
Mesmo assim, Danilo não é uma criança triste. O carinho
do pai e da mãe faz sua vida feliz.
Marina, sua irmã, sempre inventa uma brincadeira
divertida para eles dois.
No começo do ano, uma mudança. Danilo vai estudar numa
escola nova, com crianças diferentes dele.
No primeiro dia de aula, ele fica assustado com tanta
gente desconhecida.
Percebe que ninguém tem as pernas e os pés como os dele.
"Será que vão gostar de mim?" - pensa Danilo, com tristeza.
Na hora do recreio, Pedro convida:
- Vamos brincar de pega-pega? É legal!
A professora Alice olha para Danilo e vai sugerir outra
brincadeira, quando tem uma surpresa. Lá vai Danilo atrás da turma! Às vezes,
parece que vai tropeçar nos próprios pés e cair, mas não desiste. E,
finalmente, ele consegue tocar em uma garota de trancinhas.
Danilo fica todo feliz, mas, de repente, tem uma grande
dúvida: "Será que ela deixou de propósito?"
No outro dia, Lucas faz um desafio:
- Professora, a gente pode apostar corrida? Eu ganho de
todo mundo, quer ver?
Tatiana dá uma ideia:
- O Danilo não pode correr como a gente, mas a gente pode
correr como ele!
Ninguém entende nada e a garota explica:
- É só todo mundo correr com as pernas juntas e os pés
assim...
Aquilo parece meio maluco, mas as crianças começam a
experimentar o novo jeito de correr.
A turma, então, se prepara para a largada e, quando a
professora diz "Já", é a maior confusão.
É criança para todo lado, andando devagarinho... e mesmo
assim, tropeçando, dando trombada, errando o caminho.
Enquanto isso, alguém se aproxima da linha de chegada,
para bater o seu próprio recorde.
É Danilo, quem experimenta o gosto de ser um verdadeiro
campeão.
2. Pedir aos alunos que leiam o texto silenciosamente.
Depois, convidá-los a ler em voz alta.
3. Promover o reconto da história, de forma a relembrar
os acontecimentos.
4. Realizar uma discussão oral sobre os direitos do
Danilo na nova escola.
* Salientar que, apesar de Danilo ser um menino diferente
fisicamente, os seus direitos como criança e como aluno são os mesmos de
qualquer criança/aluno.
Perguntar: E você, quais os direitos que tem enquanto
aluno? (ouvir opiniões)
E quais são os seus deveres? (ouvir opiniões)
* Escrever as opiniões no quadro, dividindo-o ao meio:
escrever de um lado DIREITOS, de outro DEVERES.
5. Após a discussão oral, realizar a interpretação do
texto O campeão.
a) Leia as frases e numere-as de acordo com a sequência
dos fatos da história.
( ) Pedro convida Danilo para brincar de pega-pega.
( ) Danilo percebe que os colegas não têm as pernas e os
pés como os dele.
( ) Danilo toca em uma garota de trancinhas.
( ) Alice sugere outra brincadeira.
( ) Danilo cruza a linha de chegada.
Agora, reescreva a história, seguindo a ordem dos fatos.
b)Leia as palavras abaixo e circule as características de
Danilo.
triste, feliz, corajoso, ciumento, animado, bravo
6. Explique a frase abaixo de acordo com a história:
Às vezes, as coisas parecem... mas não são.
7. Responda de acordo com acontecimentos da história.
a)- No primeiro dia de aula, Danilo ficou triste, pensando
se os colegas gostariam dele.
Mas o que aconteceu?
b)- A professora Alice achava que Danilo não conseguiria
brincar de pega-pega.
Mas qual foi a surpresa de Alice?
c)- Lucas achava que venceria todos com facilidade na
corrida, mas quem foi o campeão?
8. Releia o final da história:
"É Danilo, quem experimenta o gosto de ser um verdadeiro
campeão."
Em sua opinião, o que a autora do texto quis dizer com a
palavra destacada?
próxima aula
1. Observe o cartaz
* O que o cartaz quer dizer?
* Em
que Danilo é diferente da menina do cartaz?
* E para você: o que é ser diferente?
2. Dividir a turma em pequenos grupos de 4 alunos.
Cada grupo deverá listar em uma folha os direitos e os
deveres para viver bem com os outros.
Exemplo:
Direitos Deveres
Expressar as minhas opiniões Ouvir a opinião dos outros
Ter horas para brincar Ser esforçado nos estudos
Ser como sou sem prejudicar os outros Respeitar as
diferenças dos outros
3. Após terminar a atividade, recolher
as folhas para fazer a compilação das ideias dos alunos.
4. Cada grupo receberá uma cartolina, que será dividida
em quatro partes, para que cada um dos componentes do grupo registre um direito
com seu respectivo dever. A seguir, deverão ilustar o cartaz com desenhos.






Nenhum comentário:
Postar um comentário